Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Actinocephalus herzogii (Moldenke) Sano EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-01-2014

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): Paulo T. Sano


Justificativa

A espécie ocorre no bioma Cerrado, sendo endêmica da região da Chapada Diamantina, no estado da Bahia (Giulietti et al., 2009; 2013). Desenvolve-se exclusivamente nos Campos Rupestres com solo arenoso e afloramentos rochosos com vegetação herbáceo-arbustiva (CNCFlora, 2013). Tem EOO de 621 km², AOO de 32 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. Suspeita-se que haja um declínio constante na extensão e qualidade do hábitat devido ao turismo desordenado e ao manejo do solo com uso do fogo (MMA/ICMBio, 2007; Conceição & Neves, 2010).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Actinocephalus herzogii (Moldenke) Sano;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Paepalanthus ruhlandii ;
  • > Actinocephalus herzogii var. humilis ;
  • > Actinocephalus herzogii var. herzogii ;
  • > Paepalanthus herzogii ;
  • > Paepalanthus humilis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Taxon 53(1): 103. 2004.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil (Giulietti et al., 2013). Ocorre no Estado da Bahia, na Chapada Diamantina (Giulietti et al., 2009), em sua porção localizada no município de Piatã (J.P. Souza 5355; R. Mello-Silva 2785; W. Ganev 285; 1631; 1711; 1679), a uma altitude de 1.350 m (J.P. Souza 5355) a 1.500 m (W. Ganev 1631).

Ecologia

Erva com rizoma de 1 a 4 cm de comprimento (Giulietti et al., 2009), de ocorrência no bioma Cerrado (Giulietti et al., 2013). Encontrada em Campos Rupestres com campo arenoso adjacente (J.P. Souza 5355); em afloramentos rochosos com vegetação herbácea-arbustiva (R. Mello-Silva 2785).

Reprodução

Erva monoica (Giulietti et al., 2009). Encontrada com flores em dezembro (R. Mello-Silva 2785).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes O turismo é uma importante atividade econômica na região da Chapada Diamantina, com grande importante fonte geradora de emprego e renda para a população local. Entretanto, o IBAMA não tem provido o PARNA da Chapada Diamantina de meios para que ele consiga se organizar para controlar a visitação e alguns problemas têm surgido e dificultado a sua gestão, tornando-a uma atividade conflitante e que requererá muitos esforços para o seu controle e manejo (MMA/ICMBio, 2007).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade high
Detalhes A elevada frequência do fogo na Chapada Diamantina é preocupante (Conceição & Neves, 2010). Anualmente ocorrem focos de incêndios florestais em biomas do estado da Bahia, mais especificamente na Caatinga, Cerrado, extremo sul e região da Chapada Diamantina. Estes fenômenos são ameaças constantes à biodiversidade (MMA/ICMBio, 2007). Ocorrem de maneira natural, geralmente devido a relâmpagos e têm características de localização bem definida, geralmente nos cumes das serras e locais de difícil acesso, não chegam a 1% das ocorrências e geralmente são extintos pela chuva. Porém os incêndios na região são predominantemente de origem antrópica, com motivações variadas: o uso do fogo está ligado a quase todas as atividades tradicionais da região, econômicas ou não, inclusive no interior do PARNA da Chapada Diamantina. Utilizado sem as devidas precauções, o fogo trás grandes problemas para toda a região (MMA/ICMBio, 2007).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Referências

- Conceição, A.A.& Neves, S.P.N. 2010. Campo rupestre recém-queimado na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil: plantas de rebrota e sementes, com espécies endêmicas na rocha. Acta Botânica Brasileira, 24 (3): 697-707.

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

- Giulietti, A.M.; Andrade, M.J.G; M.; Sano, P.T. Eriocaulaceae. 2009. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- MMA/ICMBio. 2007. Plano de Manejo para o Parque Nacional da Chapada Diamantina – Versão Preliminar. Dsiponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/parna_chapada_diamantina.pdf>. Acesso em 03 setembro de 2013.

Como citar

CNCFlora. Actinocephalus herzogii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Actinocephalus herzogii>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 07/11/2014 - 19:38:43